top of page
  • asantanacampos

Agressividade na demência: como a evitar?


Lidar com comportamentos agressivos associados à demência constitui um grande desafio  para famílias e cuidadoras. Apesar de cada pessoa e situação serem únicas e requererem uma abordagem personalizada que respeite sempre as características e necessidades da pessoa com demência, há um conjunto de estratégias que deve ser considerado para a prevenção ou contenção de comportamentos mais agressivos:

 

1.      Compreender a causa, o “gatilho”: é fundamental identificar o motivo que causa comportamentos agressivos. Os motivos podem ser diversos: dor, confusão, medo, frustração ou stress.

 

2.      Adequar/reduzir os estímulos exteriores: um ambiente com demasiados estímulos pode ser perturbador.  O ambiente deve ser calmo e familiar. Reduzir o barulho, manter uma iluminação adequada e minimizar as distrações pode ajudar a evitar ou atenuar uma crise.

 

3.      Comunicação verbal e não verbal: a comunicação deve ser clara. É necessário falar de forma calma e suave. A linguagem corporal e expressões faciais devem também denotar calma e gentileza.

 

4.      Estabelecer uma rotina: manter uma rotina previsível pode reduzir os níveis de  confusão e ansiedade.

 

5.      Reduzir o  stress: realizar atividades relaxantes, como música suave, caminhadas leves ou técnicas de respiração.

 

6.      Incentivar a expressão de sentimentos: a pessoa deve ser incentivada e ter espaço para expressar as suas emoções e sentimentos, mesmo que não o possa fazer verbalmente.

 

7.      Usar distrações positivas: recorrer a atividades que possam desviar a atenção da pessoa quando está mais ansiosa.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page